quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cólicas Menstruais



CÓLICAS MENSTRUAIS ou DISMENORRÉIA – Receitas Naturais

Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.(Esses cuidados naturais não substituem os cuidados médicos).

DESCRIÇÃO: A cólica menstrual, também conhecida como Dismenorréia, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual, que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. Pode ser primária ou secundária, dependendo da existência ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo.
É a contração decorrente da menstruação dolorosa. Em algumas mulheres, a cólica menstrual pode ser bastante forte, causando grande desconforto.

PLANTAS QUE CURAM: Calêndula, capim-limão, gengibre, camomila, anis estrelado, melissa, salsa, louro, alecrim, erva de São João, mil folhas, abutua, angélica, rabo de cavalo, arruda, poejo, sálvia, cipó mil homens, catinga de mulata, mil em rama, raiz dente de leão, aveia, alcaçuz.

ALIMENTOS: (Fontes – Veja rodapé no final desta postagem)
1 – Saladas úteis: alface, salsa, tomate, alecrim, cenoura, beterraba.
2 - Cenoura • Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. (Fonte 3)
3 - Tomate • Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. (Fonte 3)
4 - Manga • Chá das folhas da mangueira (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas. (Fonte 3)
5 - Melão • Dieta exclusiva 3 dias por semana. (Fonte 3)

RECEITAS NATURAIS: (Fontes – Veja rodapé no final desta postagem)
1 - Calêndula: 2 xícaras de chá ao dia.

2 - Capim limão: 2 xícaras de chá ao dia.

3 - Gengibre: 2 xícaras de chá ao dia.

4 – Faça um chá com 2 colheres (sopa) de camomila, 3 anises-estrelados e 3 colheres de sopa de melissa. Cubra as ervas com água fervendo. Quando esfriar use 3 a 4 xícaras ao dia. (Fonte 5)

5 – Suco com ½ xícara de salsa e 4 cenouras. Retire o suco se possível na centrífuga. (Fonte 5)

6 – Bata no liquidificador 1 xícara de água, ½ xícara de salsa, 2 colheres de sopa de alecrim e 1 tomate. Coe e use antes do almoço. (Fonte 5)

7 – No período menstrual, 2 a 3 dias antes da menstruação, experimente uma dieta de frutas de 3 em 3 horas ou frutas e pão torrado. (Fonte 5)

8 – Saladas úteis: alface, salsa, tomate, alecrim, cenoura, beterraba. (Fonte 5)

9 – Faça um suco com 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro. Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro.
10 – Em um recipiente com tampa, coloque 2 copos de água fervente com 2 colheres de sopa de folhas fatiadas de Artemísia. Tampe, deixe esfriar por 15 minutos. Coe e beba 3 xícaras de chá ao dia, durante 4 a 6 dias que antecedem a menstruação e também durante o período menstrual. (Fonte 6)

11 - Em um recipiente com tampa, coloque 2 copos de água fervente com 2 colheres de sopa de folhas fatiadas de Erva-de-São-João. Tampe, deixe esfriar por 15 minutos. Coe e beba 3 xícaras de chá ao dia, ou uma xícara de 4 em 4 horas. (Fonte 6)

12 - Em um recipiente com tampa, coloque 2 copos de água fervente com 2 colheres de sopa de folhas fatiadas de Mil-Folhas. Tampe, deixe esfriar por 15 minutos. Coe e beba 2 xícaras de chá ao dia. (Fonte 6)

13 - Em um recipiente com tampa, coloque 2 copos de água fervente com 2 colheres de sopa de flores picadas de Calêndula. Tampe, deixe esfriar por 10 minutos. Coe e beba uma semana antes da menstruação.
Podem ser usadas, individualmente, com a mesma preparação e medidas desta receita as seguintes plantas: abutua, angélica, rabo de cavalo, arruda, poejo, sálvia.(Fonte 6)

14 – Ferva em fogo brando durante 15 minutos 2 copos de água com 2 colheres de sementes trituradas de Erva-doce em recipiente tampado. Coe e beba 3 xícaras de chá ao dia. Mastigue também as sementes diversas vezes ao dia.
Podem ser usadas, individualmente, com a mesma preparação e medidas desta receita as seguintes plantas: cipó mil homens, catinga de mulata, mil em rama, raiz dente de leão, aveia, alcaçuz (Fonte 6).

15 – Tintura de Erva-de-São-João – Coloque em uma garrafa de vidro com tampa (de preferência vidro escuro) 4 colheres de sopa das folhas fatiadas de Erva-de-São-João com 2 copos de álcool de cereais a 70°. Deixe macerar por 15 dias, agitando 2 vezes ao dia. Coe e beba 15 gotas com meio copo d’água após as refeições. (Fonte 6).

16 – Colocar em uma vasilha 5 colheres de sopa de folhas frescas (ou 3 colheres de folhas secas) de HORTELÃ-PIMENTA (pode usar outro tipo de hortelã). Despejar em cima 1 litro de água fervente. Tampar e deixar esfriar. Beber 5 xícaras de chá ao dia. (Fonte 4)

17 - GARRAFADA PARA ÚTERO
 Ingredientes:
 10 folhas de trapoeiraba.
 30 g de cavalinha.
 30 g de calêndula.
 30 g de hortelã pimenta. 20 g de barbatimão casca.
 1 litro de vinho branco ou rosê.
    Modo de fazer:
    Ferver todos os ingredientes em água. Quando estiver quase secando a água,
acrescente o vinho e ferva por 10 minutos.
    Modo de usar:
    Tomar 3 colheres de sopa, 3 vezes ao dia.

OUTROS TRATAMENTOS:

1 - O uso da Aromaterapia através de massagens abdominais relaxantes pode ter efeito benéfico para liberar a dor e a tensão do baixo ventre. Algumas das ervas aromáticas mais utilizadas para este fim são o Gerânio, a Camomila e o Jasmim. Estes mesmos óleos de massagem podem ser adicionados a um ambiente aconchegante ou a um banho de ervas.

2 - BANHOS QUENTES DE ASSENTO (Fonte 2)
Os banhos de assento quentes servem para atrair o sangue para os órgãos abdominais.
Põe-se na banheira água à temperatura de 38°C aproximadamente. A água pode chegar até ao umbigo.
Aumenta-se gradativamente a água até 45°C.
Quem não tiver banheira própria para banhos de assento, pode usar uma bacia funda, ou arranjar uma tina, ou adaptar um barrilote de madeira.
À água do banho pode-se acrescentar o decocto de plantas ou óleos de gerânio, camomila, jasmim, entre outros.
Mantém-se fresca a cabeça com uma compressa de água fria.
Os pés devem estar mergulhados em água quente (43° a 48°C), num balde, lata ou bacia.
O corpo deve estar bem agasalhado.
Durante o banho deve beber-se água fresca (não gelada).
A duração do banho pode ser de 10 a 20 minutos.
Para o tratamento de menstruação não é recomendado a afusão de água fria nos quadris (exceção para outros tratamentos).
Veja mais neste blog em:


FONTE DOS DADOS:
1 - Plantas Medicinais (Livro) Irmão Cirilo Vunibaldo Körbes (1923-1996);
2 - As plantas curam (Alfonsas Balbachas);
3 - Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann);
4 - 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);
5 - Saúde pelas plantas (Eliza S. Biazzi);
6 – Guia Natural – O Poder de Cura das Plantas (Marcos Stern);

Veja também:

Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.
(Esses cuidados naturais Não substitui os cuidados médicos)


ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

5 comentários:

  1. Se essas coisas separadas ajudam bastante, elas juntas devem "fazer milagre"... Se é que me entende.

    Valeu pela dica.
    Maya

    ResponderExcluir
  2. Olá,gostaria de saber o que devo tomar de natural,para diminuir cólicas terríveis q eu sinto 15 dias antes do ciclo,estou indo á médicos,já fiz colonoscopia,ressonância magnética,entre outros exames ginecológicos,e nada diagnostica a causa de tanta dor,já fiz tratamento para endometriose,mas os médicos dizem q ñ tenho.hj já ñ sei mais o q fazer,a ñ ser chegar ao extremo de sofrimento com tanta dor.devido ao nervoso de dores fortes,acabo tendo aftas em excesso,chego a ficar 15 dias com a boca toda tomada por lesões,perco o bom humor e até mesmo o apetite,nos dias de muitas dores,só quero ficar só e em silêncio,peço ajuda e o q devo fazer e que caminho tomar.desde já agradeço...Márcia Alves Feitosa.

    ResponderExcluir
  3. EXPERIMENTE ALGUMAS DESSAS RECEITAS NATURAIS, USE-AS EM DIAS ALTERNADOS PARA SABER A MELHOR PARA O SEU CASO.
    1 - Calêndula: 2 xícaras de chá ao dia.

    2 - Capim limão: 2 xícaras de chá ao dia.

    3 - Gengibre: 2 xícaras de chá ao dia.

    4 – Faça um chá com 2 colheres (sopa) de camomila, 3 anises-estrelados e 3 colheres de sopa de melissa. Cubra as ervas com água fervendo. Quando esfriar use 3 a 4 xícaras ao dia.

    5 – Suco com ½ xícara de salsa e 4 cenouras. Retire o suco se possível na centrífuga.

    6 – Bata no liquidificador 1 xícara de água, ½ xícara de salsa, 2 colheres de sopa de alecrim e 1 tomate. Coe e use antes do almoço.

    7 – No período menstrual, 2 a 3 dias antes da menstruação, experimente uma dieta de frutas de 3 em 3 horas ou frutas e pão torrado.

    8 – Saladas úteis: alface, salsa, tomate, alecrim, cenoura, beterraba.

    ResponderExcluir