domingo, 24 de maio de 2009

Compressa de Água

Compressa de Água

· Pode ser Fria ou Quente

Molha-se um pano em água, aplica-se no local indicado, cobrindo com uma coberta seca durante 10 minutos; troca-se 4 vezes.

· Compressa de coalhada (Iogurte)

Usa-se coalhada ou iogurte da seguinte maneira: coloca-se entre panos e aplica-se sobre o coração; cobre-se com um cobertor seco durante 2 horas. A coalhada não precisa ser grossa.

· Cataplasma de Linhaça

Coloca-se uma xícara de semente de linhaça em uma panela com água e põe-se para ferver durante 5 minutos. Coloca-se a linhaça entre dois panos sobre o lugar indicado, cobrindo-a com um pano seco e, sobre este, uma bolsa de água quente. Passados 10 ou 15 minutos o mesmo material deve ser reaquecido e aplicado novamente sobre o local. Ao retirar-se a compressa passa-se um pano de álcool no local onde se fez a aplicação. Aumenta-se o efeito dessa compressa com o acréscimo de uma colher de gengibre ralado, cozido.

· Sinapismo

1 xícara de semente de linhaça e 1 colher de semente de mostarda. Cozinhar durante 5 minutos, colocar entre panos e aplicar nas panturrilhas das pernas, cobrindo com um pano seco, trocando a cada 10 minutos por 4 vezes.



ADVERTENCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

Um comentário:

  1. Olá, bom dia!
    Em que casos se usa a compressa ou o sinapismo? Em dores causadas pela artrose é eficiente?
    Obrigada! Aguardo!

    ResponderExcluir