quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Já ouviu falar em ração humana?


De: marguinha
Para: ervaseplantasquecuram@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 14 de Novembro de 2009 20:50:25
Assunto: [ervaseplantasquecuram] Já ouviu falar em ração humana?

Posted by Mundo Verde on 13 de novembro de 2009

O nome pode parecer pouco comum, mas a ração humana consiste em uma mistura de cereais integrais que não foram submetidos ao processo de refinamento, não tendo alteração em sua estrutura.

São consideradas fonte de fibras, vitaminas e minerais e atuam causando a sensação de saciedade, já que as fibras ao entrarem em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de "gel" que ocupa espaço, auxiliando na redução do apetite.

Este tipo de produto pode auxiliar no processo de emagrecimento, quando associado à reeducação alimentar e à prática regular e orientada de atividade física.

A ração humana pode auxiliar o processo de emagrecimento

A ração humana pode auxiliar o processo de emagrecimento

Existem variações na composição da ração humana, mas seus principais ingredientes são:

  • Aveia em flocos
  • Linhaça marrom
  • Gérmem de trigo
  • Açúcar mascavo
  • Gergelim com casca
  • Fibra de trigo
  • Gelatina
  • Cacau
  • Levedo de cerveja
  • Guaraná em pó
  • Extrato de soja em pó
(fonte: blog mundo verde)


Faça o Curso de Fitoterapia à distância com Aprender Centro de Estudos
Informações:
E-mail: aprendercentrodeestudos@bol.com.br
Msn: andreag.braga@hotmail.com
Skype: Aprendercentrodeestudos



ADVERTENCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

Receita da Ração Humana

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.

A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos e que pelo menos uma das refeições seja substituída pela ração. Idealmente, a prescrição do alimento deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.

Receita da Ração Humana

1. Ingredientes

Linhaça

É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamató ria, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Para mais informações, visite a página sobre a linhaça.

Colágeno

Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Para mais informações sobre o colágeno, visite a página sobre o colágeno.

Fibra de trigo

Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Aveia

Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.

Leite de Soja

É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Açúcar mascavo

Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Castanha

É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.

Amêndoa

É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.

Gergelim

Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo- se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.

Gérmen de Trigo

Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.

Ração Humana

Os ingredientes podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos naturais.

2. Modo de Preparo

  • Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de 50 gramas de cada componente.
  • Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados.
  • Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias.

3. Consumo

  • Duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência


Faça o Curso de Fitoterapia à distância com Aprender Centro de Estudos
Informações:
E-mail: aprendercentrodeestudos@bol.com.br
Msn: andreag.braga@hotmail.com
Skype: Aprendercentrodeestudos



ADVERTENCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SUS e FITOTERÁPICOS


De: Estela Bravo
Para: Grupo Ervas e Plantas - ervaseplantasquecuram@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009 9:09:00
Assunto: [ervaseplantasquecuram] Já é mais um passo...

Governo lança Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde e outros nove ministérios instituiu o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, o Programa vai ampliar a lista de fitoterápicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção básica. A quantidade de produtos oferecidos será definida por um grupo de especialistas vinculados ao Ministério da Saúde, que comporão um comitê específico para acompanhar o assunto. Fitoterápico, de acordo com a legislação sanitária brasileira, é o medicamento obtido a partir, exclusivamente, de matérias-primas ativas vegetais.

Desde 2007, o SUS fornece medicamentos fitoterápicos feitos à base de espinheira santa – para gastrites e úlceras – e guaco – para tosses e gripes – , em diversas apresentações. Os produtos já integram as listas de distribuição de medicamentos em 12 estados (RN, PB, SE, BA, TO, MT, DF, GO, RJ, PR, SC e RS). Com a implementação da legislação, a intenção é disseminar o uso da terapia. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, são considerados seguros e eficazes para a população. Eles garantem o mesmo efeito que um medicamento sintético.

O Programa, lançado em dezembro de 2008, tem uma preocupação social que mobiliza diversas áreas importantes. "Ele é um instrumento de geração de emprego e renda, de desenvolvimento local e estruturação na cadeia produtiva, pois mobiliza desde o cultivo da semente até a produção do fitoterápico", explica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior. Os recursos para investimento no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos têm origem na mesma fonte que financia o custeio dos medicamentos distribuídos pela Atenção Básica do SUS. Em 2008, o orçamento para esta área foi de R$ 893 milhões.

Além de ações especificadas, a portaria também cria o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Esse grupo é formado por membros da sociedade civil, ministérios que assinam a portaria e entidades vinculadas, como representantes da agricultura familiar e do setor de manipulação. Ele tem a missão de monitorar e avaliar o Programa Nacional, assim como de verificar a ampliação das opções terapêuticas aos usuários e a garantia de acesso a plantas medicinais e fitoterápicos e serviços relacionados pelo SUS. Dentre outras ações, o Comitê vai incentivar a promoção à pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e inovações nas diversas etapas da cadeia produtiva.

Fonte: Ministério da Saúde


Publicado em: 15/01/2009


__._,_.___


Faça o Curso de Fitoterapia à distância com Aprender Centro de Estudos
Informações:
E-mail: aprendercentrodeestudos@bol.com.br
Msn: andreag.braga@hotmail.com
Skype: Aprendercentrodeestudos
ADVERTENCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

SUCO VERDE


De: Dr Olair Rafael Médico Homeopata ETERNO APRENDIZ
Enviadas: Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008 7:17:50
Assunto: [ervaseplantasquecuram] SUCO VERDE

SUCO VERDE

(rende cerca de 300ml)

1 pepino ou 1 abobrinha verde ou 1 chuchu

1 maçã

1 beterraba pequena ou 1 inhame ou 1 pedaço de abóbora

1 cenoura

Alternar folhas (couve, chicória, agrião, alface, repolho, acelga, etc...) Pode ser 3 tipos, - cerca de 3 folhas de cada.

Para diferenciar o sabor, alterne os temperos: salsa, gengibre, etc.

Sementes germinadas (trigo, aveia, gergelim) ou castanhas hidratadas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, semente de linhaça).

No copo do liquidificador, coloque o pepino junto à hélice, depois as maçãs, se quiser ainda inhame, beterraba ou abóbora picados. Ligue o liquidificador e soque os ingredientes com a cenoura. Se a ordem correta for respeitada, o giro da hélice e a socagem com cenoura formarão uma papa, girando no sentido do liquidificador.

Aí pode haver uma coagem, se a papa estiver muito espessa. Acrescente as folhas, os temperos, as sementes e/ou as castanhas. Bata novamente no liquidificador. Coe.

PARA GERMINAR - trigo em grão, aveia em grão, semente de girassol, etc: Deixar de molho na água, toda a noite. No dia seguinte, escorra a água e deixe as sementes em uma peneira ou escorredor e regue de 6 a 8 horas. No outro dia, as sementes estão apontando um "narizinho". Estão germinadas.

PARA HIDRATAR – deixe as castanhas ou semente de linhaça de molho, á noite, em água. No dia seguinte, use-as no suco.

PARA COAR – será necessário um coador de vual. O vual é encontrado em qualquer casa de tecidos. Corte o tecido deixando um círculo, queime as bordas com uma vela. Fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico). Passe o elástico e dê um nó. Está pronto o coador.

PARA BEBER – Depois de coar, acrescente um fio de azeite extra-virgem ao suco (para absorção das vitaminas lipossolúveis) .

Esta e outras receitas vivas, se encontram no livro "LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA" escrito pelo Dr Alberto Peribanez Gonzalez




Faça o Curso de Fitoterapia à distância com Aprender Centro de Estudos
Informações:
E-mail: aprendercentrodeestudos@bol.com.br
Msn: andreag.braga@hotmail.com
Skype: Aprendercentrodeestudos


ADVERTENCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.