domingo, 17 de abril de 2011

"NIM" E "CITRONELA" - COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE


Aprenda a fazer uma receita simples e eficiente 
com citronela, água e álcool.
O nim, uma árvore de origem asiática, está ajudando a combater o mosquito da dengue, no Piauí. As folhas possuem uma substância inseticida que afasta os insetos.
A árvore afasta os insetos e já está em quase todos os bairros. O professor Francisco Leal, da Universidade Federal do Piauí, que há 11 anos desenvolve pesquisa sobre a planta, explica que o nim possui substâncias naturais na seiva. “O mosquito não gosta do doce e da seiva dessa planta. Ela inibe a alimentação e diminui o crescimento dos insetos e a reprodução”, diz o pesquisador Francisco Leal.
A popularização do nim começou em Teresina há um ano. Os viveiros públicos passaram a produzir e a doar mudas da árvore. Em um ano, foram doadas 20 mil mudas.
A prefeitura também está doando mudas de citronela, outra planta de origem asiática com ação repelente. “Uma pulseira de citronela tem o efeito de repelir num raio de 50 metros quadrados qualquer inseto que esteja próximo dela”, esclarece Claudiney Feitosa, gerente Meio Ambiente.
Aprenda uma receita de repelente natural de citronela:
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 100 gramas de folha de citronela picada
- 30 ml de álcool
Preparo:
Em um liquidificador, coloque a água e metade das folhas da citronela, bata por cerca de 3 minutos. Depois a mistura deve ser coada e usada para bater o restante das folhas, também por 3 minutos. Em seguida, é preciso coar novamente a mistura para acrescentar o álcool. Continue batendo por 1 minuto e está pronto.
programa "Dia de Campo na TV" mostra que a planta do nim, originária da Ásia e cultivada em vários países das Américas, África e Austrália, tem revelado acentuada atividade inseticida para várias espécies de pragas, incluindo a lagarta-do-cartucho, a que mais ataca a cultura do milho no Brasil. O pesquisador convidado, Paulo Afonso Viana, explicará como as substâncias encontradas no nim são eficazes contra a lagarta, além de mostrar os processos de produção e aplicação do inseticida biológico. A utilização do extrato de nim na dieta de lagartas criadas em laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo apresentou eficiência de 100% no controle da praga.


VEJA TAMBÉM  -  DENGUE TEM CURA

ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

3 comentários:

Rosangela Neri disse...

Bom saber... amo seu blog!

Beijinhos carinhosos.

Viviane Moraes disse...

Adorei a dica!
Vou esperimentar!
Abraços

daise disse...

oiêe,, eu estou agroecologia estou precisando urgente .. pq mistura o nim com alcool? qual é a reação química desse composto ?? por favor me ajude .. obg meu msn é : daise12@hotmail.com