domingo, 1 de maio de 2011

20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

 1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

 2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

 3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco..

 4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina.
E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

 5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

 6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

 7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.  Comer uma variedade de vermelholaranjaamareloverderoxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

 8- comer pizza.  Mas escolha as de massa fininhaLicopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

 9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.  As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes.  Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...   Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, jogue xadrez, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletesAcreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

 12- rir...
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.  Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

 13- não descascar com antecipação. 
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer..

 14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.  
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém umlaço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

 15- desfrutar de uma xícara de chá.  
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

 16- ter um animal de estimação.  
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.  Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

 17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. 
 Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

 18- reorganizar a geladeira.  
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

 19- comer como um passarinho.  
semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

 20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:   

 
-comer chocolate.
 Duas barras por semana estendem um ano a vida.  O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

 - pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

 - ser sociável
 Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

 - conhecer a si mesmo
 Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

 Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... 
 É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'
'Escolha a melhor forma  de viver e o costume a tornará agradável'!

ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.