quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ERISIPELA

Erisipela é uma forma de celulite superficial estreptocócica e o agente causal é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield. Ocorre habitualmente na face e nos membros inferiores. A infecção é universal e não tem maior prevalência em determinado grupo etário. É muito comum em obesos, diabéticos, com insuficiência circulatória de extremidades.
A penetração do estreptococo para produzir erisipela ocorre por soluções de continuidade da pele (fissuras, escoriação, intertrigo, lesões micotizadas e com maceração).

Como evitar a infecção? 

Como a porta de entrada para a infecção bacteriana são lesões decorrentes de cortes, quedas, arranhões, etc, a melhor maneira é evitar que tais acidentes ocorram. No entanto, caso ocorram estes acidentes, deve-se fazer uma higienização imediata do ferimento para que haja o fechamento mais rápido da lesão, evitando assim a infecção bacteriana. Entretanto, especialmente na presença de fatores predisponentes, a erisipela pode cursar com recorrências freqüentes, existindo diversos relatos de profilaxia eficaz dessas, através do uso prolongado de antibiótico. Assim, a proteção conferida pela profilaxia restringe-se ao período em uso de antibióticos, de modo que esse deve ser usado por tempo indeterminado. A profilaxia deve restringir-se a pacientes com fatores predisponentes bem definidos após a primeira ou segunda recorrência, ou naqueles sem fator predisponente definido, mas com uma inequívoca tendência a recorrência crônica e freqüente.

Tratamento

1) Repouso absoluto no leito, principalmente quando o processo acomete o membro inferior;

2) Antibioticoterapia: a droga de escolha é a penicilina e a dose é variável de acordo com a intensidade do quadro. Pode ser associada sulfa de eliminação lenta (sulfadimetoxina) após a fase aguda, para evitar a recaída, é conveniente administrar penicilina durante três ou quatro semanas, sob a forma de penicilina de eliminação lenta (Penicilina Benzatina 1.200.000 UI uma vez por semana ou sulfadimetoxina, o equivalente de 0,5 a 1,0 g/dia).

3) Nos casos de erisipela do membro inferior é necessário que o doente mantenha os pés elevados à noite e , se houver edema vespertino, deve usar por algum tempo meia elástica. Em caso de alergia à penicilina ou à sulfa, empregar outros antibiótoticos, tais como eritromicina.

O quadro extremo e dramático de elephantiasis nostras é consequente a numerosos surtos de erisipela em pacientes com vulnerabilidade vascular congênita ou familiar.

Quais os métodos caseiros que podem ser utilizados para melhorar os sintomas? 

Repouso
Manter as pernas elevadas quando os membros inferiores são acometidos para facilitar o retorno venoso e evitar o agravamento do edema. A pele deve ser protegida contra traumas e coçagens, principalmente quando se trata de crianças. O uso de luvas é indicado para crianças assim como o corte rente das unhas.

Quando há lesões superficiais abertas, usam-se localmente compressas mornas de permanganato de potássio, (1: 8.000), água de Alibour (1: 8) e pomadas de Óxido amarelo de mercúrio a 1% ou de antibióticos 

(Rifamicina, ácido fucídico). O permanganato de potássio é um método seguro porque, além de ser anti-séptico, promove uma cicatrização mais rápida da lesão.

Utilizam-se também bolsas de gelo e compressas frias. A água utilizada deve ser previamente fervida e depois resfriada para evitar uma contaminação ainda mais grave da lesão.

Os antibióticos de uso externo devem ser usados com cautela e de acordo com orientação medica.



============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ==

Tratamentos naturais

1 - INHAME - O melhor remédio para esta doença de pele, além da reza, é alimentar-se de bastante inhame.

2 - Externamente aplique três vezes ao dia, figo da índia ou tuna ralado.

3 - Argila medicinal, hortelã, saião, sabugueiro, erva-de-bicho, aroeira, cipó-imbé, velame, maracujá e fedegoso.

4 - BABOSA - Coloque a mucilagem da babosa em cima das feridas e coloque gaze por cima para segurar.

5 - ERVA MACAÉ "Leunurus sibiricus" - Indicada nas doenças de pele e erisipela, combater o colesterol e a pressão alta.

6 - Extrato de Aloe Vera + própolis

7 - EMBAÚBA - o chá da folha é remédio para o coração; a flor, para bronquite e tosse (junto com o broto); o suco da raiz aumenta a força do coração, é diurético e melhora a falta de ar; a folha e a casca, contra tosse e asma; e a fruta, a folha e o broto, contra feridas, erisipela, doenças de olhos, diabetes diarréias e corrimentos. 

8 - Melancia - É considerada uma fruta refrescante. A melancia cai bem em dias quentes e para quem quer emagrecer. Ela é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina) , B2 (riboflavina) , B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata. 
É indicada para problemas reumáticos, ascites e obstruções renais. 
Além disso tem interferência no controle da acidez estomacal e bronquites crônicas. 
No tratamento da erisipela aplicar cataplasmas locais da polpa e cascas trituradas. Mas atenção, a fruta deve ser consumida fresca e madura porque se não pode provocar cólicas e disenterias.
Com o uso da melancia em abundância, curam-se ou combatem-se as enfermidades da pele.
Exteriormente, usa-se a melancia no tratamento da erisipelaAplica-se triturada, polpa e casca, em cataplasmas, ou o suco em pinceladas.


9 - MARACUJÁ - Erisipela, Emenagoga: Faça uma infusão com 2 xícaras (café) de folhas picadas de Maracujá (Passiflora edulis) em 500 ml de água SEM SER ABAFADO, pois as folhas quando picadas liberam gás cianídrico, que é venenoso, tomar 2 xícaras (chá) ao dia.

OUTRAS FONTES SOBRE ERISIPELA

Doença de pele que surge quando o sangue está impuro. Um ótimo remédio para esta doença é alimentar-se com bastante inhame. Externamente use figo da índia ou tuna ralado, aplicando sobre o local afetado 3 vezes ao dia. Babosa esmagada sobre a erisipela também é bom. 
Evite alimentos gordurosos, frituras, pimentas e carnes, principalmente a de porco.


ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso. 
2- Evite o uso de recipientes de alumínio. 
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado). 
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

CUIDANDO DOS PÉS

ALGUMAS SUGESTÕES PARA MANTER SEUS PÉS SAUDÁVEIS:
                                                       
- Lavar os pés todos os dias com um sabonete neutro;

- Secar bem com um pano suave, mesmo nos espaços interdigitais;
- Examinar os pés todos os dias e procurar um profissional em caso de calos, calosidades ou qualquer inflamação ou infecção;
- Tratar a pele caso seja extremamente seca ou com transpiração excessiva;
- Manter o calçado limpo e trocá-lo todos os dias;
- Usar sapatos confortáveis;
- Usar sapatos adequados às várias atividades.


CALOSIDADES NOS PÉS 

 Calo da Borda Externa do Quinto Dedo ou Calo Duro
 É dos calos mais freqüentemente, mais observados nos pés e é a conseqüência do posicionamento em garra do quinto dedo;  conhecido como calo duro devido às particularidades físicas que apresenta.
 Calo de Joanetes
 Resultado da pressão sobre a cabeça do primeiro metatarsiano; origina o desvio lateral do pé. 
 Calo dos Dedos em Garra ou Martelo
 Surgem na face dorsal das articulações interfalangeanas -   entre dedos. 
 Calo Interdigital ou Calo Mole
 Originado pela contínua atividade de uma articulação interfalangeana ou metatarso-falangean a contra as suas anexas ou adjacentes; apresenta-se como um núcleo escuro envolvido por uma auréola de coloração violácia; o ambiente úmido, comum na região interdigital mantém a lesão com aspecto mole e favorece a ulceração; por tal motivo motivo é denominado, calo mole. Incide com mais freqüentemente no quarto espaço inter-digital. 
 Calo Sub-Ungueal ou Peri-Ungueal
 Surge em conseqüência de pressões aplicadas nas estruturas que envolvem a unha ou na própria unha. 
 Calo do Sesamóide
 Surge na região plantar devido principalmente ao sesamóide tibial do hálux; é um dos calos mais dolorosos.

MAL FORMAÇÃO DOS PÉS
 Pé Cavo
 Curvatura acentuada do arco plantar; a causa pode estar relacionada com um desequilíbrio entre os músculos antagonais do pé, devido a factores traumáticos dos mesmos. 
 Pé Equino
 Deformação caracterizada por flexão plantar acentuada; o indivíduo marcha apoiando-se apenas na região anterior do pé. 
 Pé Valgo-plano, raso ou Chato
 Deformação congénita ou adquirida, caracterizada pelo excessivo achatamento do arco plantar; é na maioria dos casos bilateral; a dor do pé acentua-se após os esforços. 
 Pé Calcâneo
 Outra deformação caracterizada por uma flexão dorsal do pé exagerada; o indivíduo apoia o calcanhar e tem uma tendência a levantar a parte anterior do pé; é todavia um caso mais raro
 Pé Valgo
 Caracterizado pela inclinação do pé para o exterior, levando o indivíduo a apoiar-se somente na margem interna: O pé varos é uma deformação inversa ao pé valgo.


PARA PÉS RESSECADOS E RACHADURAS NOS CALCANHARES
10 comprimidos de melhoral adulto
1 vidro de água oxigenada cremosa a 20 volumes ( usada para tingir cabelos )
1 vidro de glicerina líquida ( se compra em farmácias )
10 colheres ( sopa ) de creme hidratante para OS pés
Bata tudo no liquidificador até misturar muito bem
Coloque em um pote com Tampa
Passe nos pés e calcanhares ( de preferência a noite ) diariamente, até OS pés melhorarem.

============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =======
PARA PÉS DE CINDERELA:
Tem muita mulher que detesta comprar sapatos, só porque têm que mostrar os pés, que não são nada bonitos, o que desperta um Complexo de Pavão nas pessoas.
Não basta apenas cortar e esmaltar as unhas e lixar os calos que doem. É preciso um cuidado estético mais aprofundado, inclusive utilizando uma simpatia muito simples, mas eficiente.
Sempre que possível, caminhe descalço(a) sobre a terra nua, observando os seguintes detalhes:
Para aumentar o tamanho dos pés: caminhe na terra seca.
Para diminuí-los: caminhe na areia molhada.
Para arqueá-los: caminhe na lama.
Para juntar os dedos: caminhe no barro pastoso.
Para deixá-los delicados: caminhe na relva molhada.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =======


PARA A BELEZA DOS PÉS


Se você vai investir na sua beleza, tem que investir por inteiro. Nada de ficar fazendo as coisas por partes. Por isso, comece por baixo, mas dê atenção a todos os detalhes de seu corpo.
Pode não parecer muito sexy nem muito charmoso ter um pé bonito e bem cuidado, mas não se esqueça de que alguns homens têm um fetiche todo especial por essa parte do corpo feminino.
Assim, se você vai se preocupar com a sua beleza, não faça as coisas pela metade. Para os pés, aqui vai uma boa simpatia.
Além dos cuidados normais, como lixar, aparar as unhas, passar um creme hidratante, sempre que comprar sapatos novos, umedeça-os com água benta antes de usá-los.
Observação: Esta simpatia deve ser feita também com os sapatos já usados ou quando receber de volta sapatos que tenha emprestado para uma amiga.


ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

sábado, 21 de dezembro de 2013

ALIMENTOS PERIGOSOS E VENENOSOS


       Todos os dias  mastigamos  alimentos produzidos a partir de plantas que carregam venenos mortais. Na maioria das vezes, não precisamos de nos preocupar com  isto porque  a produção em massa de frutos e vegetais asseguram-se de que nós estamos  normalmente a salvo, mas de vez em quando  pessoas acidentalmente morrem ao comer a parte  errada de uma planta. Para garantir que isso nunca aconteça com você, eu fiz uma lista dos venenos mais comummente encontrados nas nossas cozinhas.


http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/co1-300x201.jpgCOGUMELOS
Todos nós já ouvimos falar de fungos - e sabemos que eles são venenosos, mas o que muitas pessoas não sabem é que um fungo é realmente um cogumelo, e não um tipo separado de planta. Um fungo também significa “cogumelo venenosos “. Embora existam alguns sinais de que um cogumelo é venenoso, eles não  são coerentes e todos os cogumelos de origem desconhecida devem ser considerados perigosos para comer. Algumas das coisas que você pode olhar para tentar determinar se um cogumelo é venenoso são: ele deve ter uma tampa planasem ressaltos, deveria ter guelras rosa ou pretas (cogumelos venenosos têm frequentemente guelras branco), e as guelras devem permanecer anexada à tampa(não ao caule), se você as puxar. Mas lembre-se, enquanto isso é geralmente verdade em muitos tipos de cogumelo, não é sempre verdade.

http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/zombie-2-300x108.jpg
PEIXE BOLA
Há poucos dias tivemos uma lista de mortes embaraçosa, uma das quais incluía a morte por comer o fígado de uma Fugu (peixe-bola). O Fugu é tão venenoso que, no Japão, os chefs de Fugu são especialmente treinados para o trabalho e são testados antes de ser emitido um certificado de boas práticas. A formação tem dois ou três anos. A fim de passar, o cozinheiro deve responder a uma prova escrita, em seguida, dar uma demonstração da sua capacidade de corte. A parte final do teste envolve o chef comendo os pedaços de Fugu que ele tenha cortado. Apenas 30% dos aprendizes passam no teste - o que não quer dizer que o resto morre comendo seu Fugu – eles  podem falhar nas primeiras partes do teste. Apenas a carne do Fugu é consumida uma vez que é menos provável que tenham grandes quantidades de veneno (que provoca uma ligeira sensação na boca). Fugu é o único alimento oficialmente ilegal para o Imperador do Japão comer - para sua segurança.


http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/c02-300x225.jpg

Bago de Sabugueiro
As árvores de Bago de Sabugueiro são muito atraentes e bastante grande. Eles são cobertos com milhares de flores minúsculas, que têm um perfume delicado.
As flores são usadas principalmente para fazer licores  refrigerante. Às vezes as flores são comidas depois de serem fritas profundamente. Mas abaixo da superfície esta o perigo! As raízes e algumas outras partes da árvore são altamente tóxica e pode causar graves problemas estomacais. Então, da próxima vez que você decidir ir colher alguns flores de Bago de Sabugueiro para comer, não se esqueça de comer apenas as flores.



http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/c03-300x200.jpg




Óleo de rícino
Óleo de mamona, a desgraça de muitas das nossas infâncias, é regularmente adicionado à balaschocolates e outros alimentos. Além disso, muitas pessoas continuam a consumir uma pequena quantidade diária ou forçá-lo aos seus filhos. Felizmente, o óleo de rícino que compramos é cuidadosamente preparado, porque a mamona é tão mortal, que só é preciso um caroço para matar um ser humano, e quatro para matar um cavalo. O veneno é rícino, que é tão tóxico que os trabalhadores que recolhem as sementes têm segurança estrita e orientações para evitar a morte. Apesar disso, muitas pessoas que trabalham nas áreas da colheita das sementes sofrem terríveis efeitos colaterais.



http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/almonds-tm-300x225.jpg


AMÊNDOAS
Amêndoas são uma das mais úteis e maravilhosas de sementes (não é uma noz como muitos nos querem fazer crer). Tem um sabor único e sua excelente aptidão para a utilização na cozinha tornaram-na  um dos mais populares ingredientes na pastelaria durante séculos. As mais saborosas amêndoas são amêndoas amargas (em oposição a “doce”). Eles têm um aroma  mais forte e são as mais populares em muitos países. Mas há um problema: elas estão cheios de cianureto. Antes do consumo, amêndoas amargas devem ser tratadas para eliminar o veneno. Não obstante este requisito, alguns países fazem a venda ilegal de amêndoas amargas (Nova Zelândia infelizmente é um deles). Como alternativa você pode usar a semente de damasco, que tem um sabor semelhante e conteúdo de veneno. Aquecimento destrói o veneno. De fato, você pode não saber que agora é ilegal nos E.U.A. para vender amêndoas cruas - todas as amêndoas vendidas agora têm um tratamento térmico para eliminar vestígios de veneno e bactérias.





http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/c05-300x224.jpg

CEREJAS
As cerejas são um fruto muito popular - utilizados na culinária, produção licor, ou comidas cruas. Eles são da mesma família das ameixas,damascos pêssegos. Todas as frutas previamente mencionadas contêm compostos altamente venenosos em suas folhas e sementes. Caroços das cerejas são também um membro desta família, mas eles são a única fruta que é colhida especialmente para suas sementes. Quando as sementes de cerejas são esmagadas, mastigados, ou mesmo ligeiramente feridos, produzem ácido prússico (ácido cianídrico). Da próxima vez que você está comendo cerejas, lembre-se de não a sugar o caroço..


http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/co6-300x199.jpg



MAÇÃS
Tal como os dois itens anteriores, sementes de maçã também contêm cianureto - mas, obviamente, em doses muito menores. Sementes demaçã são ingeridas acidentalmente, mas muitas vezes você precisa mastigar e consumir uma quantidade grande para ficar doente. Não existe um número suficiente de sementes em uma maçã para matar, mas é absolutamente possível comer o suficiente para morrer. Recomendo evitar competições de comer maçã! Aliás, se você quiser comer uma maçã e achar um verme do mesmo (e esperemos que não metade de um verme), você pode largá-la em uma tigela de água salgada que vai matar o verme.


http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/co7-300x225.jpg



RUIBARBO
Ruibarbos é uma planta muito subestimada - que produz algumas dos mais saborosos pudins e é incrivelmente fácil de cultivar em casa.Ruibarbos é uma planta milagrosa - além de um veneno desconhecido em suas folhas, que também contêm um ácido corrosivo. Se misturar as folhas com água refrigerante, ela se torna ainda mais potente. As hastes são comestíveis (e incrivelmente saborosas) e as raízes foram utilizadas para por 5000 anos como um laxante.




http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/tomatoes-tm-300x199.jpg

TOMATES
Primeiro, alguns factos interessantes: graças a uma decisão da suprema corte dos E.U.,em 1893, os tomates são vegetais. No resto do mundo que eles são considerados como fruto (ou mais precisamente, umas bagas). A razão para esta decisão foi um imposto sobre os produtos hortifrutigranjeiros  mas não sobre os frutos. Poderá também estar interessado em saber que, tecnicamente, um tomate é um ovário. As folhas e caules de plantas de tomate contêm um produto químico chamado “glicoalcalóide” o que provoca extremo nervosismo e transtornos estomacais. Apesar disso, eles podem ser utilizados na cozinha para melhorar o sabor, mas devem ser removidos antes de comer. cozinhá-lo, desta forma não permite que veneno suficiente se infiltre, mas pode fazer uma enorme diferença no sabor. Finalmente, para melhorar o sabor dos tomates, borrife um pouco de açúcar sobre eles.


http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/potatoes-tm-300x213.jpg

BATATAS
Batatas apareceram nos nossos de  história desde a sua introdução na Europa no século 16. Infelizmente, elas aparecem em grande parte devido ao insucesso das colheitas e a fome severa, mas elas serão sempre a parte central da dieta da maioria das famílias ocidentais. Batata(como tomate) contêm veneno nos caules e folhas - e mesmo na própria batata se comida verde ( devido a uma alta concentração do venenoglicoalcalóide). Envenenamento por batatas  é raro, mas acontece de vez em quando. A morte normalmente surge após um período de fraqueza e confusão, seguido de um coma. A maioria dos casos de morte por batata nos últimos cinqüenta anos no E.U.A. foram resultados de comer batatas verdes ou beber chá de folhas de batatas.



ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

SANTO PEPINO!

CONHEÇA AS PROPRIEDADES MIRACULOSAS DESTE LEGUME.
VOCÊ JAMAIS OLHARÁ O PEPINO DA MESMA FORMA!
QUE GEMA PRECIOSA É ESTE LEGUME!

1. VITAMINADO - PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

2. ENERGÉTICO - Sentindo cansaço à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.

3. ANTIEMBAÇANTE - Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Tente esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como na spa.

4. ANTIPRAGAS - As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

5. CONTRA A CELULITE E RUGAS - Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulites antes de ir à piscina ou praia? Tente esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos. Os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

6. RESSACA E DOR DE CABEÇA - Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitaminas B e eletrolitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando a ressaca e a dor de cabeça!

7. INIBIDOR DA FOME - Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar esfomeamento.

8. ENGRAXANTE - Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão um rápido e durável brilho que não somente fica ótimo como também repele água.

9. LUBRIFICANTE - Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e voilá, o rangido se foi!

10. STRESS - Cansadoestressado e sem tempo para uma massagem facial ou visita ao spa? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11. MAU HÁLITO - Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. LUSTRADOR - Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. APAGADOR - Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nos craions que as crianças deixam nas paredes!!!

ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.