domingo, 5 de janeiro de 2014

Goji Berry – superfruta aliada nas dietas de emagrecimento

 Copiado de Veja Abril http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/goji-berry-superfruta-aliada-nas-dietas-de-emagrecimento/
em 02/01/2014 às 11:15


Começo de ano. Tempo de definição de novas metas. Emagrecer é quase que a meta número um para a maioria das pessoas. A goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta pouco conhecida, mas já aparece nas dietas de emagrecimento. A fruta é pequena, de coloração laranja ou vermelho-alaranjado. Originária das regiões tibetanas e mongóis, essa fruta é comumente cultivada e consumida na Ásia, no Oriente Médio, na Grã-Bretanha e na América do Norte, e nos últimos anos ganhou atenção também no Brasil. A superfruta, de sabor azedo, é fonte de nutrientes (vitamina C, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, zinco, sódio, fibras e antioxidantes), além de ter baixo valor calórico (aproximadamente 50 calorias em 1 colher de sopa), o que torna o alimento um aliado na busca do peso ideal. A goji berry é fonte dos fitoquímicos betacaroteno e zeaxantina, que atuam positivamente na saúde ocular, favorecendo a visão.
O conteúdo nutricional da fruta tem chamado a atenção de pesquisadores nos últimos anos. A revista Nutrition research publicou em 2009 um estudo feito com 50 indivíduos saudáveis (com idade entre 55 a 72 anos) durante 30 dias. A pesquisa indica que o suco de goji berry oferecido à população estudada, melhorou a capacidade antioxidante do organismo. O efeito antioxidante é benéfico, especialmente no combate à ação prejudicial dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce e participam do desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Onde comprar: A fruta pode ser encontrada em lojas de produtos orientais ou naturais e também em alguns supermercados.

Sugestões de uso: - A fruta pode ser consumida crua, desidratada (passas), em sucos ou chás ou ainda em pó.
- A fruta seca, poderá ser lavada e hidratada (deixada de molho na água por 15 minutos) antes de consumir, para ficar mais macia.
- A goji berry em passas pode ser consumida pura, como lanche no meio da manhã ou à tarde, ou servida com cereais, iogurte, açaí e sorvete.
- Pode-se misturar a goji com outras frutas secas ou passas.
- Pode ser servida em preparações salgadas (ensopados ou assados).

Atenção: - É recomendável a orientação do seu médico ou nutricionista, antes de aderir à suplementação nutricional (de qualquer alimento ou nutriente).
- Identificou-se o risco de reação alérgica em indivíduos que apresentam alergia ao látex e consomem a fruta goji berry. Assim, na presença de alergias, especialmente ao látex, consulte o seu médico antes de iniciar o consumo dessa fruta.

É importante lembrar que não devemos supervalorizar um alimento. A goji berry poderá compor um cardápio equilibrado e balanceado, com a oferta de outras frutas, feijões, sementes, castanhas, hortaliças, carnes e laticínios magros e cereais integrais. A prática regular de atividade física regular também é fundamental para os benefícios à saúde e favorece o emagrecimento saudável.

ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

Nenhum comentário: