domingo, 19 de abril de 2009

AZIA (ACIDEZ ESTOMACAL, PIROSE) - RECEITAS NATURAIS

AZIA (acidez estomacal, pirose)
Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.
(Esses cuidados naturais não substituem os cuidados médicos)

DESCRIÇÃO: A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago. 
Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar - azia. Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas acidas.
Pirose (do grego "pýrosis", acção de queimar) ou azia é a sensação de ardor (queimação), que tem início na parte posterior do esterno (osso do peito)  e que se propaga, via de regra, através de ondas ou golfadas, até a faringe, fazendo-se acompanhar de eructação com acidez e aumento da salivação. A pirose pode ser sintoma de algumas doenças como refluxo gastroesofágico, ou indicativo de processos irritativos ou inflamação ocorrente no esôfago. O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico (e por vezes também de bílis), fora do ambiente estomacal.

CAUSAS: A principal causa da pirose é a alimentação inadequada, ou seja, a ingestão de comida excessivamente temperada, gordurosa (p. ex., derivados do leite, chocolate, etc.), cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná), além de excessivo consumo de frutas cítricas e outros hortifrutigranjeiros, além do uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico.
(Fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose)

“De modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcoólicas, uso constante de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos.
Outras causas menos comuns são a desnutrição, convalescença e idade avançada; é muito comum também durante a gestação. Os principais sintomas da hiperacidez são fortes queimações no estômago e a produção excessiva de gases intestinais; os da hipoacidez são mau-hálito, falta de apetite, debilidade geral, dores na região do estômago e falta de ar. Em ambos os casos, use iogurte natural, mel de abelhas e alimentos ricos em FIBRAS.” (Fonte: Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann))

PLANTAS QUE CURAM: Açoita-cavalo, amora-do-mato, anis, araçá-do-campo, bardana, boldo, camboatá, caqui, cipó-mil-homens, erva-cidreira, erva-de-raposa ou santos-filho, endro, espinheira-santa, funcho, gengibre (bulbo), hortelã, juá (chá 5 frutinhas), laranja (casca), limão, losna, louro-preto, mamica-de-cadela (casca), paratudo (casca), pariparoba, pasto-de-anta, picão (folha e flor), pitanga, poejo, quebra-pedra, tansagem, paineira (casca), agrião, alecrim, arruda, artemísia, aspargo, boldo-do-chile, bardana, batata inglesa, cancrosa, carqueja, canela, catinga-de-mulata,  dente-de-leão, erva-macaé, erva-tostão, gervão, jurubeba, moranguinho, mamangava, macela, pau-amargo, pita, quina, rúcula, salsa, sucupira (semente), zínia.

ALIMENTOS:
1 - Use iogurte natural, mel de abelhas e alimentos ricos em FIBRAS.
2 - Caqui - Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
3 - Maçã - Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
4 - Mamão • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
5 - Melão • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
6 - Melancia • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
7 - Acrescente nabos e batatas cruas ralados ao cardápio do paciente, que deve ainda tomar uma xícara diária de chá de alfafa.
8 - Incluir nas refeições alimentos alcalinos como tâmara, milho tostado, mamão papaia e a maçã cozida.



RECEITAS NATURAIS:
1 - Alface • Suco das folhas e talos. Tomar 1 xícara, 30 minutos antes do almoço.

2 - Batata • Suco (ralar as batatas cruas e espremer através de um pano fino). Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia (30 minutos antes das refeições), ou sempre que sentir a queimação.

3 - Dente-de-leão • Chá (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, antes das refeições.

4 - Erva-doce (Funcho) • Chá das sementes e folhas (15 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

5 - Erva-cidreira • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

6 - Hortelã • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

7 - Poejo • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

8 - Fel da terra: 2 xícaras de chá ao dia.

9 - Suco de couve c/ inhame e maracujá: 1 copo ao dia.

10 - Carvão vegetal: 1 colher de cafezinho ao dia.

11 - Bálsamo branco: suco de couve com inhame e limão.

12 - Pó de ostra: 1 colher rasa (cafezinho).

13 - Mastigar pedaços de batata crua e engolir o suco. 

14 - 1 litro de vinho branco de boa qualidade; 100 gr de cardo santo; deixar por 15 dias em repouso, coar e acrescentar 50 gr de mel de abelha. Tomar após as refeições. 


15 - Usar : 4 folhas de anis; 1 pedaço pequeno de gengibre; 4 folhas de tansagem; 4 galhos de amora do mato; colocar em 1 litro de água. Ferver por alguns minutos ( 3 a 5 ). Esfriar e coar. Tomar 3 vezes ao dia, meio copo. 

16 - Esse problema pode ser resolvido acrescentando-se nabos e batatas cruas ralados ao cardápio do paciente, que deve ainda tomar uma xícara diária de chá de alfafa.

17 - As sementes de salsa também são eficientes no combate à acidez. Beber após as refeições uma xícara de água fervente onde se deixou em infusão por dez minutos, uma pitada de semente de salsa.

18 - Suco de BATATA-INGLESA. Lave bem uma batata. Depois ralar com casca e coar a massa até obter 1 xíc. de chá de suco. Dose: 1 xic. de chá de manhã, outra ao meio dia e outra à noite antes de dormir. Mas cuidado - cada xicrinha tem que ser preparada na hora de tomar. Se preparar agora para tomar depois a batata perde sua força curativa. 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);

19 - Mastigar folhas de framboesa.


20 - Fazer um chá com três folhas de louro e misturá-lo ao suco de meio limão. Tomar com bastante açúcar.

21 - 1 hora antes do café da manhã, tomar em jejum o suco de 3 LIMÕES em 1/2 copo de água quente. Fazer a cura por 10 dias e parar 7 dias. Repetir a cura por 10 dias e parar 7 dias. E assim, mais vezes se precisar. 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);

22 - Suco de Aloe Vera - antes das refeições.

23 - Ingerir uma boa dose de gel natural de Aloe Vera. - Esse produto neutraliza a acidez e regula o pH. 


24 - A Alfafa em forma de suco ou tablete, pode ajudar devido ao seu poder altamente alcalino. 

OUTROS TRATAMENTOS:
Geoterapia • Compressa de argila com cebola ralada na região do ventre.
• Ingerir argila para uso interno.

Hidroterapia • Banho de assento com duração de 20 minutos, 2 vezes ao dia. Siga as orientações da página 33.

EVITAR :
Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas. 
A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado. 
Cuidados especiais: 
Não comer demasiadamente e mastigar a refeição lentamente. 
Não se deitar depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta. Se for se recostar, manter a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de 2 horas e meia após às refeições. 
Eliminar os produtos que produzem acidez: bebidas com cafeína, como o café, o chá preto, os refrigerantes... Além desses, o chili , a pimenta, cacau, os empadões de farinha... O cigarro e bebidas gasosas... 
Eliminar os alimentos fritos e gordurosos. 
Atenção - Se sentir forte acidez, enjôos, vertigem, vômito com sangue, dor desde o peito até o pescoço e os braços, consulte seu médico imediatamente. Fonte (http://www.phitoherb.com/article.asp?id=2)


FONTE DOS DADOS:
Plantas Medicinais (Livro) Irmão Cirilo Vunibaldo Körbes (1923-1996);
As plantas curam (Alfonsas Balbachas);
Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann);
300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);
http://www.phitoherb.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose

Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.
(Esses cuidados naturais Não substitui os cuidados médicos)



ADVERTENCIA ACURANATURAL
1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

12 comentários:

  1. vou tomar todos se preciso,tenho que ficar boa pois ja não aguento mas tanta dor,de azia bjs obrigaduuuuuuuu pelas dicas...

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada pelas receitas,espero que mi ajudem pois ja tem três anos com azia ninguem mereçe soufrer assim,vou tomas td até ficar boa,bjs grata...

    ResponderExcluir
  3. meu marido tinha muita azia até que aprendeu tomar o suco de batata crua sempre que ela aparecia... foi um santo remédio!!

    ResponderExcluir
  4. alguem quer acabar com azia...leia com atenção...até o fim da 2ª guerra mundial, ninguem sofreu de azía...quér saber porque?...não usava-se conservantes nos alimentos!...vou comentar primeiro sobre o pão...o trigo antes do termino da guerra feito o pão não causava a dita azia, porque o maldito acido folico posto no trigo para que o mesmo naõ venha a criar bichos ou vermes ainda não era usado...hoje voce encontra acido folico até no fuba e em varios outros produtos...ajudem-me esclarecer~´essa verdade para o bem de todos...eu tenho 78 anos e com 76 começou a se manifestar o cancer no esofago e estomago mas graças as psquisas que tenho feito acabei com ele...tomando varios meses chá de espinheira santa e
    muito iogurte caseiro ...hoje não como nada que tenha acido folico como conservante e goso saude...diante desse maldito acido folico foi preciso abrir uma industria de omeprasol pantoprasol e outros medicamentos sem nada resolver para combater a dita ázía ajudem me a salvar a muitos.......

    ResponderExcluir
  5. gostaria de falar com vc, anonimo de cima, deixe mais comentarios sobre o q vc fez, q tomou, tenho 46 anos e a dois descobri q tenho células pré malignas no esofago, faço tratamento mas os sintomas não desaparecem, agora foi indicado uma cirurgia pra consertar os esfincter, espero mais comentarios seus. Grata

    ResponderExcluir
  6. Anônimo pesquise na internet sobre o chá de PARIRI.

    ResponderExcluir
  7. tenho hernia no estomago fiz tratamento por 90 dias mas depois de 25 dias depois,a maldita azia voltou.sera que isso é muito grave?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, muito importante seu depoimento, vivo presa a toda geração da família "ZO L"
    alivia mais não cura. meu problema
    é chagas, já fiz cirurgia para corrigir o mega esôfago, mais durou 2 anos, tive que mudar toda minha alimentação, minha cama tem, 40 cm de altura na cabeceira, para aliviar o refluxo, e mesmo assim não sei o que fazer. meu email; joselitaaa@hotmail.com.br.obrigada

    ResponderExcluir
  9. Tenho gastrite crônica, desde de então sou prisioneira do "omeprazol". Descobri que a espinheira santa é um uma erva santa, ela trata a raiz do problema, como na medicina oriental. Já na medicina ocidental, tratamos a dor e não a causa, mascarando o problema por anos a fio, como no meu caso.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. ...Li atentamente os comentários acima,Tenho 61 anos, ha dois anos e seis meses fiz gastrectomia total do meu estômago por conta de um câncer. Graças ao médico que já havia me tratado da bactéria H, pilore, ele agilizou a cirurgia e hoje estou curada.
    ..Tomei muito chá de espinheira santa quando ainda não sabia que estava com câncer, sentia dores, no momento até aliviava a dor, mas não cura a doença.Hoje sofro com o refluxo e asia, mas estou saudável. Não deixe de consultar com seu médico. Li também que o chá da folha do bálsamo branco , da hortelã, Anis e tansagem são bons para curar a asia. ....Boa sorte a todas, e muita Saúde. Maria Aparecida Schmitt ta

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir